Blog

Kefir de Água: uso e benefícios

Começando bem o dia…Kfir de àgua!😍😉🌼
Kfir é o nome que se dá à bebida probiótica fermentada por uma cultura de 37 bactérias e leveduras diferentes, que vivem em casinhas que elas mesmos constroem. Os grãos de Kefir!

37 formas de vida vivendo em harmonia em grãos e com um poder de fermentação fantástico e se multiplicando desde tempos imemoriais! Além de serem envoltos em magia e mistério e ter muitos benefícios, o Kefir pode ser usado pra fazer verdadeiras delícias culinárias!

Os grãos de Kefir de água são os grãos transparentes que se alimentam de basicamente açúcar mascavo. Eles também gostam de saquinhos de chá, rodelas de limão, frutas secas e de ficar no escuro. Eles se multiplicam, consomem o açúcar, potencializam os minerais e em troca, te dão uma bebida refrescante e levemente gaseificada.
Fica pronto em 12, 24 ou 48 horas.

Os Benefícios do Tibico ou Kefir de Água:
É um alimento facilmente digerível e uma rica fonte de proteínas e cálcio, que pode ser incluído na dieta diária de qualquer pessoa. Em linhas gerais promove uma purificação orgânica que auxilia a saúde e conseqüentemente a longevidade.
O Tibico ou Kefir de Água também é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Seus grãos têm propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas e seu consumo diário produz bons efeitos em convalescença após doenças graves.

Além disso o Tibico ou Kefir de Água previne a prisão de ventre, regularizando o processo digestivo, restaurando a microflora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos.
O Tibico ou kefir de Água após 12 horas de fermentação produz efeito laxante e com 24 a 36 horas atua como normalizador do intestino.
Quando fermentado por mais de 36 horas ele não deve ser ingerido, deve ser descartado e colocado nova água com açucar mascavo.

Receita básica e Como cuidar-los:
Uma vez que você tenha os nódulos em suas mãos, é hora de começar a reproduzi-los. Você nunca deve usar elementos metálicos, opte pelos de plástico ou vidro.

Coloque duas colheres de sopa de nódulos de kefir em um frasco de vidro (ou plástico) limpo, despeje duas xícaras e meia de seu líquido de preferência no frasco, não encha completamente, já que o kefir precisa respirar para fermentar.

Feche o frasco e armazene em temperatura ambiente, não no congelador. Em cerca de 8 horas já estará pronto. O ideal é fazê-lo durante a noite para que esteja pronto pela manhã. Coe e guarde na geladeira.
E agora é só degustar e desfrutar os benefícios!

Vão aqui algumas dicas deliciosas:
Suco de Kefir: Você coloca o Kefir líquido e um suco de frutas em uma garrafa sem vedar e deixa em temperatura ambiente pros Kefir consumirem o açúcar pra você. Depois de pronto, leve pra geladeira!

Refrigerante de Kefir: Você coloca o Kefir líquido numa garrafa, com xarope de guaraná. Encha até 2 terços da garrafa e vede pra carbonatar. Fica pronto em 1 ou 2 dias.

Vinho de Kefir: Fiz tanto com os grãos excedentes direto no suco de uva quando com o Kefir líquido e ficou muito bom!
Pode ser feito como o suco(fica parecido com o vinho tradicional) ou vedando-se a garrafa carbonada. O resultado fica como um vinho levemente gaseificado e bem gostoso! Também fica pronto em 1 ou 2 dias.

Bom proveito!!